top of page
69913567_2349456865267193_79124377491252

1º CICLO

OBSERVAR, NOMEAR, COMPREENDER!

No 1º Ciclo começa a abordagem pedagógica e didática ao conhecimento da realidade como um todo, através das perspetivas curriculares e sob a condução dos professores. 

O percurso do 1º Ciclo é marcado por quatro etapas fundamentais:

1º ano - Tudo começa com a descoberta de pertencer a um grupo, uma pequena comunidade orientada para a entreajuda nas aprendizagens. Todo o ano é dedicado à conquista do mundo dos sinais, dos códigos e das linguagens. Todos os dias se aprende alguma coisa, com um método, e verifica-se o que se aprendeu.

 

2º ano - Neste momento, as crianças devem consolidar o domínio dos instrumentos que adquiriram, de forma progressivamente mais sistematizada, para estruturar a consciência dos respetivos objetivos e finalidades: escrever para, ler para, contar para… 

 

3º ano - O desafio da complexidade nasce nesta fase e começa a introduzir-se a noção de método de estudo e algumas ferramentas propedêuticas para a sua aquisição. As aprendizagens e as capacidades aumentam, com vista à descoberta de significados e nexos com os sentidos do conhecimento.

 

4º ano - Finalmente, conquista-se a interdisciplinaridade e a personalização das aprendizagens. O 1º Ciclo deve concluir-se na consciência de um caminho percorrido e da consolidação dos instrumentos e conhecimentos para enfrentar o 2º ciclo!

bottom of page