1º CICLO
OBSERVAR, NOMEAR, COMPREENDER!
No 1º Ciclo começa a abordagem pedagógica e didática ao conhecimento da realidade como um todo, através das perspetivas curriculares e sob a condução dos professores.
O percurso do 1º Ciclo é marcado por quatro etapas fundamentais:
1º ano - Tudo começa com a descoberta de pertencer a um grupo, uma pequena comunidade orientada para a entreajuda nas aprendizagens. Todo o ano é dedicado à conquista do mundo dos sinais, dos códigos e das linguagens. Todos os dias se aprende alguma coisa, com um método, e verifica-se o que se aprendeu.
2º ano - Neste momento, as crianças devem consolidar o domínio dos instrumentos que adquiriram, de forma progressivamente mais sistematizada, para estruturar a consciência dos respetivos objetivos e finalidades: escrever para, ler para, contar para…
3º ano - O desafio da complexidade nasce nesta fase e começa a introduzir-se a noção de método de estudo e algumas ferramentas propedêuticas para a sua aquisição. As aprendizagens e as capacidades aumentam, com vista à descoberta de significados e nexos com os sentidos do conhecimento.
4º ano - Finalmente, conquista-se a interdisciplinaridade e a personalização das aprendizagens. O 1º Ciclo deve concluir-se na consciência de um caminho percorrido e da consolidação dos instrumentos e conhecimentos para enfrentar o 2º ciclo!